Somos uma sociedade digital?

8.10.2021

Estamos cada vez mais nos transformando em uma sociedade digital, e com isso, novas formas de negócios estão surgindo de maneira exponencial, como por exemplo: produção de conteúdo na web, ‘fintechs’, mídia social, Market Place, Exchange de Criptomoedas, start ups, dentre outras.

Além de novas profissões, como: youtubers, gamers, pro players, treinadores de robôs, professores de idioma on line, desenvolvedores de aplicativos, etc

A transformação quebra paradigmas e inaugura um novo ‘modus operandis’ na sociedade, refletindo na forma com que as relações, os contratos, as manifestações de vontade são celebrados.

E hoje em meio a uma ascendente evolução tecnológica, as contratações vêm se estabelecendo de forma crescente no ambiente virtual e de forma digital.

Os contratos digitais são a evolução dos contratos tradicionais que trazem novos atributos instrumentais de forma e tipificação.

Hoje podemos afirmar que já é possível criar contratos digitais com o uso de uma função matemática no formato de ‘smart contracts’ com aplicação no ‘blockchain’ (ante a sua imutabilidade), sendo este um dos vários formatos que já podem ser utilizados.

Se é uma realidade patente? Basta analisar as nossas relações para responder com uma afirmação certeira.

E assim, podemos concluir que os contratos digitais é uma modalidade da vida moderna, uma nova modalidade contratual, que está se transformando a medida que a sociedade evolui, indo muito além da substituição do papel como forma de suporte.